(...)visa orientar e/ou auxiliar a escola como trabalhar a informática educativamente no âmbito da construção do conhecimento(...). Mais detalhes em http://projetolgluzcerene.blogspot.com.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Educação Infantil

CAPACITAÇÃO INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
Projeto Luzcerene Gomes, Melgaço-PA, Escola Getulio Vargas.
projetolg.blogspot.com

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NÍVEL 1

LIÇÃO INICIAL -

OBSERVAÇÃO 1: PARA ALUNOS QUE JÁ TÊM ALGUM CONHECIMENTO, VERIFICAR QUE LIÇÕES PODEM SER "PULADAS".

OBSERVAÇÃO 2: Todo dia que o aluno estudar ele precisa LIGAR o computador no início e DESLIGAR ao terminar.

ATIVIDADE 1: Explicando as peças:
Teclado, Monitor, Mouse, Gabinete:

Teclado: Onde digitamos as palavras/comandos, para o computador executar.
Mouse: é um "controle remoto" com fio, que liga/desliga comandos no computador.
Gaginete/CPU: o computador em si, dentro da "caixa" tem o disco, a memória, o processador e placas diversas, como a de vídeo, de som etc.
Monitor: Mostra o que acontece dentro do gabiente.

ATIVIDADE 2: LIGANDO O COMPUTADOR 5x
1. Ligar o computador.
2. Desligar, usando o teclado: pressionando Alt, Sessão, Desligar, Enter.

Atividade 3: OBTENDO ACESSO AO COMPUTADOR 5x
2. Inserir o nome e senha.
3. Clicar em Desligar (botão vermelho).
4. Clicar em Fechar Sessão.
5. Desligar o computador (pressionando o botão desligar no gabinete
).

ATIVIDADE 4: Usando o mouse Coordenação Motora - Repetir o procedimento 5 vezes.

1. Posicionar o botão do mouse em cima do botão vermelho/desligar
2. posicionar o botão do mouse em cima de do menu aplicações.
3. posicionar o botão do mouse em cima do Icone Área de Trabalho.
4. Posicionar o botão do mouse no final da barra de tarefas, na parte de baixo do monitor.

ORIENTAÇÃO: Clicar no item Firefox e Acessar os jogos... 5x cada 1.

1. Ligue Pontos

2. Vamos pintar.

3. Jogo da Memória.

4. Jogo das Palavras

5. Guarda-Roupa

6. Jogo das Sombras

7. Derrote o capitão Feio.



Leitura: Partes do Computador - (Conceito)

ATIVIDADE 5:
1. Criar 10 pastas na area de trabalho (pode ser qualquer nome)
2. Criar 1 arquivo de texto em cada 1 das pastas.

REPETIR 5X
3. Abrir, com o botão direito do mouse;
4. Fechar, com o botão direito;

REPETIR 5X
5. Abrir com o botão direito
6. Maximizar com o esquerdo
7. Fechar, com o esquerdo.

REPETIR 5X
8. Abrir com o botão direito
9. Minimizar com o esquerdo
10. Fechar com o direito

REPETIR 5X
11. Abrir com o botão direito
12. Maximizar, Restaurar e Fechar, com o botão esquerdo.

ATIVIDADE FINAL:
13. Excluir os arquivos das pastas
14. Excluir as pastas.


NÍVEL 2

ABC Turma da Mônica

1. MAGALI - O aluno deve clicar em cada letra e observar e clicar nas figuras, até memorizar as letras do alfabeto. Toda aula deve ser repetido 5x as letras. Peça para o aluno responder quais os nomes das letras. Após isso, passar para os jogos (2).

2. CAÇA-PALAVRA - Fazer todos os exercícios, até não pedir ajuda.
3. CRUZADINHA -
Fazer todos os exercícios, até não pedir ajuda.
4. DESEMBARALHAR - Fazer todos os exercícios, até não pedir ajuda.

NÍVEL FINAL:

APÓS CONCLUIR TODOS OS EXERCÍCIOS:

- 45 MINUTOS PARA JOGOS MÔNICA ENVOLVENDO PALAVRAS (ABC)
- 15 MINUTOS DIGITAÇÃO




Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog e de sua abordagem.

Parabéns!

Um abraço